As Maminhas das Mães que trabalham (também fora de casa)
Não sei se a censura azulada me vai cair em cima pelo título se pelo conteúdo.... se pelo sagrado da Imagem.
("Censura azulada" faz-me lembrar cianose e, desde logo, a falta de oxigénio... Provavelmente é isso, a censura anda e sempre andou cianosada. Na verdade a censura sempre sofreu de falta de arejamento.)
Mas não é isso que me chama aqui, são mesmo as maminhas das mães que também trabalham fora de casa e o facto de elas amamentarem e terem esse direito reconhecido por Lei e, já agora, pela Constituição. Não?!
Todas sabemos que o tempo de licença de parto, chamemos-lhe assim, nem sempre é usufruído na totalidade, ou porque não podemos, temos de trabalhar, ou porque não queremos, ou porque temos medo... algumas vezes só da censura.
E, algumas de nós, até sabem que isso se reflete nas classificações de serviço.
Mas voltemos às maminhas das mães que amamentam, e eu não vou falar muito porque, na verdade nem há muito a dizer.
A Mãe amamenta? A lei diz qual o horário diário a que tem direito caso tenha um filho ou mais e, até diz, quem escolhe o momento ou seja o horário.
As mães não amamentam mas querem o horário? Não é assim...
As mães têm de estar a amamentar e, para confirmarem isso, têm de proceder à apresentação de um atestado de amamentação renovado por um médico.
Vamos levantar a questão da falsidade desse atestado?
Pois pode fazê-lo senhora Ministra. E depois?
Esse atestado comprova que a prática de amamentação ainda está em vigor, para além dos 12 meses previstos por Lei, e que a essa mesma Lei concede à mãe a possibilidade de continuar a amamentar o filho ou filha.
Vamos mudar a Lei? Pois pode Srª Ministra, mas... que fazemos aos direitos das Mães e dos filhos?
Pessoalmente até acho muito tempo mas cada mãe é uma mãe e cada filho um filho. Também não gosto de mamocas à mostra a torto e a direito com crianças já bem crescidas penduradas a serem amamentadas a toda a hora em todo o lado... já sei que me vão dizer que esta parte era desnecessária,... mas é uma realidade....
E outra realidade é a de cada uma das mães que amamentam e trabalham também fora de casa.
Talvez ir à raiz da questão, à razão da indicação de um prazo mais alargado de amamentação. A lei quando se faz é discutida e tem um fundamento.
Quid Juris Srª Ministra?
As Mães são um empecilho.PIM
Estão proibidas de amamentar para além de 12 meses se trabalham também fora de casa. PAM.
Abaixo as maminhas para amamentação, as crianças que comam brioches! PUM
ACCB
