Foi assim, por esta hora há 8 anos, também estava Sol e eu estava à secretária, como agora. O telefone tocou e sobressaltei-me porque era o número da enfermeira de serviço. O coração disse-me,... acho que já me tinha dito na noite anterior quando saí de perto de ti.
Foi tudo tão rápido ... 9 dias... 9. Uma infeção respiratória e o corpo que não reagiu aos antibióticos. O oxigénio e aquela parafrenália toda nos últimos 3 dias....O que me magoou mais foi ver as tuas mãos presas mãe... as mãos nunca deviam estar presas...
E eu que sou uma mulher habituada a ver mãos presas, e que as quero livres de imediato, senti em mim tão funda dor que te soltei as mãos e as guardei nas minhas.
As mães, nós,.... seres livres sem mal termos feito ao Mundo ( e mesmo os que mal tenham feito), de mãos presas...fisicamente presas, é uma imagem que me magoa até ao fundo da alma.
E naquela noite, fez ontem 8 anos, quando saí, as tuas mãos ficaram livres mas, senti que também tu te irias libertar bem depressa... . Como as mães sentem, as filhas também sentem, fazem parte uma da outra.
E não sei se me senti traída pela rapidez da partida, se me senti agradecida porque para ti pedira ao Universo o que fosse melhor, não para mim, mas para ti. Não merecias sofrer, nem estar ligada a máquinas, nem de mãos presas... tu que me ensinaste a liberdade, mulher corajosa.
Faz hoje 8 anos, pelo meio dia, um pouco antes... disseram-me que partiras de noite serenamente. Eu sabia... mas não estava lá. E isso também dói muito mãe.
Mas temos a nossa continuidade. No dia 30, alguém que nos irá perpetuar para além dos teus netos, e que tu não chegaste a conhecer mas soubeste que ía nascer, fará 8 anos de Vida.
Continuamos...(como diz a canção do Jorge Palma), enquanto houver estrada para andar, a gente vai continuar, uma na outra e nos que nasceram de nós, até ao infinito tendo em conta que alguns conjuntos de infinito são mais infinitos que outros.
Será uma questão matemática? Não... é uma questão biológica.
ACCB
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
MOVIMENTO DE INTERVENÇÃO E CIDADANIA
Diga não à erotização infantil
Há sempre um livro à nossa espera
Musicas aviação e outras tretas
Olhar Direito ( Ando Por Aqui)
Porto Croft ( Muito prazer por andar por aqui)
PSICOLOGIA CENTRAL de psicologia
Ré em Causa Própria ( Também ando por aqui )
Porosidade etérea ( sobre Poesia)
_______________________
Presidente da Comissão Europeia
Media, Strategy and Intelligence