Quarta-feira, 29 de Outubro de 2008

Reflexão sobre a maldade

 

Se me dissesses agora de uma forma imperativa:- Escreve!...
acho que choraria de dor, de raiva, de sentido..... de falta de sentido,...sem sentido. ....
Se me perguntasses:- Porquê?!
Dir-te-ía que me roubaram a vontade de escrever, não sei se com ela me levaram a alma, mas há gente assim que nos rouba a vontade e nos leva a alma.
Se me dissesses :- Não vale a pena.
Eu diria:- Vale! Vale a pena sim. Gritar a raiva de conhecer o que não é e se disfarça em tons nublados de ser, uma mentira, uma loucura inexplicável, uma frieza de ânimo só igualável à dos que praticam os crimes de forma premeditada...
Dir-me-ías:- Andas a trabalhar muito!
Dir-te-ía:- Nem o trabalho me desvia o olhar da maldade das almas que estão doentes, frágeis, inseguras e por isso se tornam desmesuradamente perversas... e morrem, morrem aos poucos, lentamente como se a morte fôsse para beber de um trago. E querem arrastar nessa morte desgrenhada a alegria dos que vivem como se cada segundo fosse o único...
Há almas que nasceram para desconhecer a felicidade e sofrem com a felicidade conhecida pelos outros, a ponto de lhes quererem tirar o ar que respiram os raios do sol matinal sobre  a maresia , ou a tarde à beira do sol a pôr-se...

Há almas que prometem o infinito e se afundam logo ali,...na praia.
--------

ACCB- escrito numa manhã de reflexão incompleta
 

escrito no papiro por ACCB às 08:04
link | Escreva no Papiro | juntar aos escribas
21 escribas:
De J.M. Coutinho Ribeiro a 29 de Outubro de 2008
Saber lidar com a maldade dos outros é o acto supremo da sabedoria. Porque é mesmo muito difícil. Quer pelas perplexidades com que muitas vezes nos deparamos, quer porque sentimos que não conseguimos jogar da mesma forma. Por isso. caríssima, essa é uma aprendizagem que se faz todos os dias. Felizes aqueles que não têm de lidar com isso. Até ao dia em que a descobrem a maldade pela primeira vez e, aím ficam muito infelizes, porque não estavam habituados e ficam desnorteados.
Espero que a esta hora já esteja recomposta.
De ACCB a 29 de Outubro de 2008
Lido com maldades desde que nasci. Com as minhas principalmente. Maldades de criança.
Mas maldade maldade, talvez só qdo comecei a exercer. E de ano para ano fui aprendendo a maldade, olhando de frente a maldade,...percebendo a maldade.
Mas mesmo essa maldade não me tocava, como se eu estivesse incólome, como se eu estivesse num frente a frente com a maldade sem termos sequer de nos confrontar.

Mas o que me perturba é a maldade que eu ignoro, que eu tento não ver, que eu tento contornar, que eu tento fingir que não percebo...
E vou sorrindo, olhando para o lado até que de repente não dá mais para olhar para o lado e sai um desabafo destes... incompleto acredite.
Se eu desse asas ao que penso mesmo deste tipo de pessoas não escreveria só isto...
Mas muito muito mais, com nomes e tudo , para que soubessem que eu sei e vejo que são más.

...
Ou... serão loucas???

Lá está a a mania do benefício da dúvida.
De Teresa Hoffbauer a 29 de Outubro de 2008
Quantas vezes sinto essa raiva dentro de mim...
mas quando aprofundo essa reflexão sobre a maldade, chego à conclusao de que essa maldade, de que acuso os outros, também é uma parte do meu ser.

Escreve muito bem, mesmo muito bem... e neste momento sinto raiva por nao ter o seu talento.
Que maldade!

http://ematejoca.blogspot.com
De ACCB a 29 de Outubro de 2008
A maldade alheia também nos torna maus. Há uma altura em que ficamos dsarmados e já só conseguimos responder com maldade também. Tenho de me controlar! ;-)
De João baptista magalhaes a 29 de Outubro de 2008
Quando mais nada resistir que valha
a pena de viver e a dor de amar
e quando nada mais interessar
(nem o torpor do sono que se espalha)

Quando, pelo desuso da navalha
a barba livremente caminhar
e até Deus em silêncio se afastar
deixando-te sozinha na batalha

e arquitectar na sombra a despedida
do mundo que te foi contraditório,
lembra-te que afinal te resta a vida

com tudo que é solvente e provisório
e de que ainda tens saída:
entrar no acaso e amar o transitório

Carlos Pena Filho
De ACCB a 29 de Outubro de 2008
"tudo que é solvente e provisório"


É isso que estas almas não percebem.
De João baptista magalhaes a 29 de Outubro de 2008
No fio do tema:
Um livro que me impressionou:

"O mal no pensamento Moderno"
De: Susan Neiman
Gradiva
De CM a 2 de Novembro de 2008
Não tive a coragem suficiente para comprar esse livro, lê-lo e, sobretudo, conservá-lo cá em casa...
De ACCB a 2 de Novembro de 2008
Tenho de ler............................
De rodolfoN a 29 de Outubro de 2008
Si me dijeras imperíosamente, escribe, creo que en mi rostro redibujarías una sonrisa...
Si me preguntaras porque? contestaría:
Porque hay alguien a quien aún le importo...
Si me dijeras no vale la pena:
Te diría sí...porque si me abres la puerta de tu corazón, abres la puerta del mío.No dudaría..
Si me dijeras :estas trabajando mucho!
Te contaría que sí, que felizmente tengo una tarea que quiero y me permite crecer y vivir dignamente...
Y agregaría: hay personas de luz, que a su paso dejan estelas de dulzura y que con su palabra alivian el alma...
Y hay almas que pintan, muchas veces, en nuestro cielo el mas bello arco iris...
Escrito por Rodolfo en una tarde de sol despues de leer a una amiga...
De ACCB a 29 de Outubro de 2008
è bom saber que a minha inscrita inspirou a tua, sendo certo que adorei o que escreveste.
Bj grande
De João baptista magalhaes a 29 de Outubro de 2008
"Y hay almas que pintan, muchas veces, en nuestro cielo el mas bello arco iris..."

COMO EU GOSTARIA DE DIZERQUE ISSO!... Que lindo poema!!!
De ACCB a 29 de Outubro de 2008
Será um poema?....Talvez seja. Obrigada.
De hfm a 29 de Outubro de 2008
Belo!
De Quase nos 50 a 29 de Outubro de 2008
Infelizmente assim é!
Existem almas que sugam a energia de outras almas, que nos deixam de rastos sem que precebamos a razão.
Inveja?
Infelicidade?
Nunca percebi.
Mas existem almas que precisam de ajuda.

Um abraço positivo
De ACCB a 29 de Outubro de 2008
É isso. Também não percebo , mas concordo que precisam de ajuda.
De £oµ¢o Ðe £Î§ßoa a 30 de Outubro de 2008
Almas de gente que se fazem gente com alma de outros.


(Para ser completo nem precisa ser inteiro. Pedaços que são muito diante de muito que não é nada.)

Um beijo, só um.
De CM a 31 de Outubro de 2008
"da maldade das almas que estão doentes, frágeis, inseguras e por isso se tornam desmesuradamente perversas... e morrem, morrem aos poucos, lentamente como se a morte fôsse para beber de um trago. E querem arrastar nessa morte desgrenhada a alegria dos que vivem como se cada segundo fosse o único...
Há almas que nasceram para desconhecer a felicidade e sofrem com a felicidade conhecida pelos outros, a ponto de lhes quererem tirar o ar que respiram os raios do sol matinal sobre a maresia , ou a tarde à beira do sol a pôr-se... " : Cleo, é precisamente este o problema que mais me aflige neste mundo, e que V. soube tão bem traduzir para o papel! Está aqui neste seu parágrafo, a fonte de tanta infelicidade vivida no nosso quotidiano.

Um parágrafo de oiro, por nele estar contida uma grande verdade, que todos aliás fingem desconhecer, pois é incómodo reconhecermos que a fonte do mal está junto a nós...é "gratuita", provém sempre da inveja...

Vou guardar esta frase bem guardada (ressalvado os direitos de autor...).

escreva no papiro

De Perfil

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

últimos papiros

Imagem à espera de um Con...

Uma Delícia

Março

................

Onde

Que fazem elas, as gaivot...

A Alma e o Corpo

Quem és tu

"Senta te aí.

Sabes

Escala do Frio

Gostava

A Trança de Inês

O texto.........

Sucata

Pequenas palavras

GUARDEI NA GAVETA DE BAIX...

Se eu morrer de manhã

E de novo

CHAMAR A MÚSICA

09-01-2017/24

Se eu morrer antes do meu...

Restos de Natal

A Tristeza

Ser indiferente

As Fotografias

LER...é o quê?

a imagem e a ideia

A vocação da natureza:

Os textos

As datas

Paraíso..............

Rimas por aí

Tempo de Bifurcação

As pessoas ...

Passei a Fronteira

Os Ombros Suportam o Mund...

Carta

Necrológio dos Desiludido...

Joaquim Pessoa 17 Abril 2...

Até eu me estranho

Fotografia

Horários tardios

O Vestido

Poderia ter escrito

Sorte

CV

Frases

Os livros

O fotógrafo

Outros Papiros

licensecreativecommons

Licença Creative Commons
A obra Cleopatramoon de Cleopatramoon Blogue foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em cleopatramoon.blogs.sapo.pt.

favoritos

No dia 11.11.2016 - 58 an...

Será que não aprendemos n...

...escrever...

BOM DIA!

Uma história com 50 anos

Como se chorar fizesse Ju...

Design no escuro

imperdível de Ferrante

Here I go again

A minha coisa preferida d...

Março 2024

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

subscrever feeds